quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A EB1 de Alcaidaria andou a pesquisar sobre as abelhas e descobriu...

Curiosidades…
AS ABELHAS




Uma abelha visita dez flores por minuto em busca de pólen e do néctar. Ela faz, em média, quarenta voos diários, tocando em 40 mil flores. Com a língua, as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém evapora-se, engrossa até se transformar em mel. A maioria das abelhas transporta uma carga eletrostática, que ajuda na aderência ao pólen. A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na frente. Uma colmeia abriga 60 a 80 mil abelhas. Tem uma rainha, cerca de 400 zangões e milhares de operárias. Se nascem duas ou mais rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 5 anos, enquanto as operárias vivem de 28 a 48 dias.

Trabalho realizado por:
Francisco 4.º ano
 Hugo 4.º ano                        



Informações sobre as abelhas

As abelhas são insectos. O mel é um alimento elaborado pelas abelhas, a partir do néctar retirado das flores, por isso há uma grande variedade de cor, aroma, sabor e densidade, pois a matéria-prima, o néctar, é diferente em cada uma das flores.
O mel é um alimento natural, produzido pelas abelhas para alimentação das crias e da rainha. Contém notáveis quantidades de vitaminas, aminoácidos, enzimas e outras substâncias de importante ação sobre o processo de regeneração celular.
Eu chamo-me Liliana e gosto de abelhas porque dão mel. Eu sou  a Marisa gosto de abelhas e não  tenho medo delas, pois se nós estivermos sossegadas elas não atacam. O mel faz bem à saúde. Nós somos duas abelhinhas do Agrupamento de Colmeias.
Trabalho realizado por:
Liliana 4.º ano
Marisa 4.º ano

 



Sabias que...

A abelha, insecto que produz o mel e a cera. As abelhas têm o corpo coberto de pêlos, têm 6 patas e 4 asas, a abelha pica com o ferrão…  
A abelha operária, encarregada pela natureza de proteger a colmeia até com a própria vida, possui um ferrão com pequenas farpas que impedem que ele seja retirado facilmente. Depois de aplicar uma ferroada, o insecto tenta escapar voando, mas acaba arrancando todo o posterior de seu abdómen (junto com nervos, parte do tubo digestivo e a bolsa de veneno), que fica preso ao ferrão. O mais importante, quando se leva uma picada, é retirar o ferrão rapidamente, para evitar a entrada de mais veneno. Quando uma abelha pica, ela solta um tipo de fermento - odor que serve de comunicação e atração sexual entre os animais - e esse cheiro funciona como um aviso de perigo para as outras abelhas. Uma colmeia possui cerca de 50 000 indivíduos, por isso não faz diferença para a colónia se algumas morrerem. Mas nem todas as abelhas picam. Existem espécies sem ferrão, que usam uma resina para imobilizar outros insectos, e outras que chegam a se enrolar nos pêlos dos animais para tentar defender a colmeia.

Trabalho realizado por
Fabiana 4.ºano
                                                                            Diana 3.ºano
 Rodrigo 3.ºano