terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EB1 de Bidoeira de Cima

Os nossos compromissos

Para que os nossos alunos interiorizem mais facilmente as regras de comportamento, a E.B.1 de Bidoeira de Cima está a desenvolver o “Projecto Compromissos”, que foi apresentado em Assembleia de Escola.



 
As regras e respetivas medidas de reforço estão afixadas em local bem visível.

 
Este é o “Quadro das Estrelas”, onde mensalmente são afixados os nomes dos alunos que adquirem maior número de estrelas.

 
Temos os ingredientes para confecionar o melhor bolo do Agrupamento de Escolas de Colmeias.

Já provámos e a massa promete!...




segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Os meninos do JI Milagres e EB1 Alcaidaria festejaram o Natal em conjunto


Os meninos do JI cantaram e declamaram.


- O público esteve atento e registou.


 - Os meninos da EB1 representaram...


 - Cantaram e também disseram poesias e frases muito bonitas relativas ao Natal. A apresentação foi quase profissional.


- Os meninos do JI também dançaram.


 - Houve lanche partilhado.


 - Todos pareceram gostar.


 - E quando o Pai Natal chegou...


 - Houve presentes para todos os meninos e meninas.


 - Feliz Natal




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Na EB1 da Bouça...

No dia 29 de novembro, nós, os alunos da escola de Bouça fomos a Leiria visitar o Centro de Interpretação Ambiental. Aprendemos muitas coisas sobre as árvores e as florestas. Passeámos pelas lindas margens do Rio Lis e observámos que lá crescem muitas árvores importantes como os choupos, os salgueiros, os freixos, entre outras. Também subimos a escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Encarnação. Observámos as árvores que lá estão plantadas e ainda provámos medronhos docinhos e vimos muitos sobreiros. A paisagem lá de cima era magnífica! aprendemos a dar mais importância às árvores e a respeitá-las, bem como ao nosso lindo rio que todos devemos preservar.








Nesse mesmo dia também visitámos o Moinho do Papel. Aprendemos que foi construído no século XIII e que inicialmente servia apenas para moagem de cereais (milho, trigo e centeio) para fazer farinha. Em 1411, D. João I, deu autorização para que ele se transformasse numa fábrica de papel. Assim surgiu a 1ª fábrica de papel em Portugal. O papel era feito de trapos recolhidos às costureiras. Nós fizemos um folha de papel utilizando a mesma técnica dessa altura. Também se instalou lá uma das primeiras tipografias (local onde se imprimem livros) do país. E sabem qual era a energia utilizada para fazer mover todos os engenhos? Era a energia HIDRÁULICA (a força da água). Por isso se situa  na margem do Rio Lis. O moinho foi recuperado e podemos ver como tudo funcionava. Se quisermos até podemos comprar farinha feita pelo moleiro, o senhor Meneses. Foi muito interessante!