domingo, 18 de março de 2012

OS MALMEQUERES na EB1 da Bouça

No dia 15 de março "Os Malmequeres" vieram à nossa escola e fizeram connosco muitas atividades. Começámos por ouvir e ver a história "O pato submarino", em sombras chinesas. Depois fizemos duas atividades de expressão plástica: um porta lápis com material reciclado enfeitado com um bonito peixe (personagem da história) e um porta retratos em forma de pato em madeira . Para terminar jogámos com os muitos jogos que eles nos trouxeram. Foi muito divertido!!







sexta-feira, 16 de março de 2012

A Semana da Leitura na nossa Escola - Milagres


Durante a Semana da Leitura na nossa Escola, que decorreu do dia 5 ao dia 9 de março, houve muita movimentação, atenção e sorrisos em muitos dos rostos das crianças.
Os professores lançaram o desafio “Conta uma história na nossa Escola” a alunos, pais, avós, professores, educadoras de outras escolas e a pessoas conhecidas da comunidade.
Muitos deles vieram à nossa escola contar diversas histórias nunca ouvidas. Histórias contadas e recontadas, mimadas e dramatizadas, ilustradas e desenhadas, enfim, também interpretadas. Ouvidas nem sempre na sala, também no refeitório, ao ar livre no recreio e no jardim da nossa escola.
A atenção de pequenos e graúdos fez-se notar como se ouvissem uma história pela primeira vez.






 
Divertimo-nos muito a ouvir os nossos colegas contar histórias variadas e por eles escolhidas.

 
Algumas mães, mostraram ser muito boas a contar histórias. Aliás, como sempre são. Estavam todos tão encantados que nem pestanejavam! 

 
A avó do Francisco, aluno do 4º ano, aceitou o convite do neto para vir à sua escola contar a história que ele próprio escolheu – “O Pinheiro Aventureiro”. Todos adoraram e bateram palmas muito ruidosas.



Também, a antiga Assistente Operacional, D. Fernanda, aceitou o convite e veio contar-nos uma história que muito gostava.
Convidámos a Professora Isabel da EB1 de Alcaidaria, que com os seus alunos vieram ouvir a história que tínhamos para apresentar. 
 
A Educadora Maria João, veio também à nossa escola contar uma história ao ar livre.


 
À volta da nossa escola, fizemos a “caça às histórias”. Distribuídos por grupos, de acordo com as partes da história que encontrávamos desorganizadas. Formámos cinco grupos, cinco histórias que organizadamente lemos aos restantes colegas.



 
Fomos à semana da leitura no Colégio Sr. dos Milagres. Vimos e ouvimos vários contos dramatizados e fizemos atividades. Visitámos a feira do livro lá existente.



 
Escolhemos uma história surpresa – “Caracolinhos dourados e os três Ursos”, e o Professor Nuno foi contá-la  ao Jardim de Infância dos Milagres. A atenção reinou, o sorriso contagiou e a surpresa agradou.