quinta-feira, 14 de junho de 2012

EB1 de Machados


Os alunos do 3º e 4º ano fizeram este trabalho na informática...

EB1 de Colmeias

 No dia 8 de Junho fomos visitar o Moinho de Papel e o Centro de Interpretação Ambiental de Leiria.
Começámos por visitar as rodas onde cai a água para mover as mós. Depois vimos o cereal a cair para ser moído e os vários tipos de farinha.
A seguir fomos fazer pasta de papel com jornais velhos.
Seguidamente passámos para o Centro de Interpretação Ambiental. Começámos por observar os diferentes tipos de árvores  à beira do rio e os patos. Depois a senhora que nos acompanhou foi pescar peixinhos e animais pequeninos para nós irmos desenhar e identificar num trabalho de grupo.
Como já estava na hora de ir embora fomos para a garagem dos autocarros. Nós gostámos muito do passeio.





EB1 de Casal da Quinta


No dia 31 de maio realizou-se a nossa visita de estudo. 
Levantámo-nos muito cedo, mas desta vez era por uma boa causa… Íamos a Mora visitar o Fluviário seguindo depois para Tancos conhecer o Castelo de Almourol. O dia prometia ser em cheio pois teríamos a companhia de colegas de outras escolas (Mata, Alcaidaria, Boa Vista, Figueiras, Machados e Milagres)!

À hora combinada, partimos rumo a Mora que fica no alto Alentejo. 
A viagem foi longa mas com tanta animação, nem demos pelo tempo passar. Ao chegarmos ao Fluviário, conhecemos a Ana que nos guiou durante a visita. Conhecemos a ribeira Raia onde já havia pessoas a fazerem praia, pois o dia estava muito quente. Quando entrámos no Fluviário, começámos por ouvir a história: “O segredo do rio”. No Fluviário vimos vários animais que não existem no nosso país. Já no tanque principal, podemos ver as espécies de peixes que existem nos rios de Portugal tais como: o Barbo, a Boga, o Achigã, a Carpa, o Lúcio, a Perca – Sol, os Pimpões e muitos mais…





segunda-feira, 11 de junho de 2012

EB1 de Bouça

Fomos comemorar o Dia da Criança no fantástico Parque de merendas do Troncão que fica aqui na Bouça perto da escola, nas margens da nossa linda ribeira do Troncão. Foi um dia muito divertido. Brincámos imenso neste espaço verdejante.










EB1 de Bouça

No dia 30 de maio fizemos a nossa visita de estudo (EB1 de Bouça, Jardim de Infância de Bouça e Barracão). Fomos a Aveiro (Gafanha da Nazaré)visitar o Navio Museu Santo André que é um arrastão bacalhoeiro e andámos de lancha na Ria de Aveiro onde vimos os famosos barcos moliceiros. Depois fomos a Ílhavo visitar o Museu Marítimo que também é muito interessante, onde vimos várias espécies de conchas, várias embarcações e seus acessórios e instrumentos de navegação. Foi um visita muito interessante, onde aprendemos muitas coisas acerca da pesca do bacalhau.










terça-feira, 5 de junho de 2012

EB1 de Bidoeira de Cima

Integrado na temática do Plano Anual de Atividades - A água - o projeto “Estafeta de Contos” partiu da leitura e exploração de diversas obras literárias, entre as quais: “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a “A Princesa da Chuva”, de Luísa Ducla Soares e “Valéria e a Vida” de Sidónio Muralha. Foi a partir delas que, misturando ideias e personagens nós, os alunos da EB1 de Bidoeira de Cima, construímos duas histórias: “A Ribeira e o seu Sonho” (1º e 2º anos) e “A Princesa do Mar” (3º e 4º anos) com as quais participámos no concurso nacional “Conta-nos uma história”. Não ganhámos nenhum prémio mas foi um desafio muito interessante e agora queremos partilhar as nossas histórias convosco. Esperamos que gostem.

 

 

 

 

 

Algumas colegas manifestaram vontade de trabalhar/experimentar o programa com  que foi elaborada esta história. Podem fazer o download aqui :162.27 MB