quarta-feira, 30 de abril de 2014

25 de abril

No dia 24 de abril, os alunos estiveram a escutar com atenção a história "O Tesouro". Esta história conta o que se passava antes do dia 25 de abril de 1974. 
Convido todos a lê-la. 
Vão gostar.
Depois de comentarem algumas ideias da história, todos desenharam cravos.

Dia Mundial do sorriso - 28 de abril-

No dia mundial do sorriso, os meninos da sala de 1º e 2ºano, de Colmeias, desenharam o sorriso dos colegas.
O sorriso era tão grande que pode voar nas asas dos pássaros.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EB1 de Bouça

Visita de estudo 

No dia 3 de abril, nós os alunos da escola de Bouça fizemos uma visita de estudo. De manhã Fomos ao Pavilhão do Conhecimento, onde visitámos e participámos em duas atividades experimentais: "Era uma vez...ciência para quem gosta de histórias" e "Vê, faz e aprende". À tarde fomos a Sintra visitar o Museu do Ar.

"Era uma vez ...ciência para quem gosta de histórias" - é uma exposição interativa, com várias atividades relacionadas com as histórias tradicionais: Gata Borralheira, Capuchinho Vermelho, 
Alice no País das Maravilhas, Pinóquio, entre muitas outras. Foi muito divertido!






"Vê, Faz e Aprende" - é uma exposição onde estão montadas várias experiências de mecânica e eletricidade. Nós tivemos a oportunidade de as experimentar e ver como os mecanismos funcionam. foi muito interessante e aprendemos muitas coisas.







Aqui na escola temos feito alguns trabalhos de expressão plástica relacionados com o AR para embelezarmos as nossas salas. O que acham?









quarta-feira, 23 de abril de 2014

EB1 da Bouça

DIA DA ÁRVORE E DA POESIA

No dia 21 de março, escola de Bouça, realizámos várias atividades para comemorar o "Dia da Árvore" e o "Dia da poesia"
Escrevemos quadras alusivas ao dia da árvore, escrevemos em corações várias mensagens acerca das árvores que colocámos nas árvores do nosso jardim. Também fizemos uma árvore com corações para simbolizar o amor e o respeito que temos por elas. Plantámos 3 árvores no jardim: um pessegueiro, uma cerejeira e uma romãzeira. Depois sentámo-nos na relva e ouvimos uma linda história "ao ar livre", de António Torrado. Foi um dia em cheio.



SEMANA DA LEITURA

Na escola de Bouça realizámos várias atividades no âmbito da Semana da Leitura: assistimos a filmes alusivos ao tema, os alunos do 4º ano contaram histórias aos mais novos, fizemos marcadores de livros e na hora do conto ouvimos várias "histórias ao ar livre". Foi uma semana muito preenchida, com atividades interessantes.





Meia hora Verde" - parte 1

Durante o ano temos realizado várias atividades para o projeto "meia hora verde".
semeámos várias plantas: abóboras, feijões, girassóis, rabanetes e plantámos alfaces. As sementes germinaram e as plantas cresceram como podem ver pelas fotografias.
Como o tempo melhorou, resolvemos fazer nova sementeira, desta vez de flores para a nossa escola ficar bonita. aprendemos a reprodução por estaca e por semente e resolvemos pôr os nossos conhecimentos em prática. Por estaca plantámos sardinheiras e semeámos girassóis, flores de verão, amores-perfeitos e zínias. Temos cuidado muito bem delas e já começaram a germinar. esperamos que floresçam para tirarmos umas belas fotografias e colocá-las aqui no blogue. É muito importante semearmos e plantarmos novas plantas, pois elas ajudam a purificar o AR que respiramos.

















quarta-feira, 9 de abril de 2014

A semana da leitura na EB1 de Bidoeira



Na semana da leitura, 17 a 21 de Março, na escola da Bidoeira de Cima, realizaram-se várias atividades que motivaram alunos, pais, professoras e funcionárias.
Os primeiros 4 dias iniciaram-se com uma história ao ar livre. Na segunda-feira o 1º ano apresentou a história “A barata diz que tem” acompanhada de canções bem divertidas. No dia seguinte foi a vez dos meninos do 2º ano com a história “O pequeno trevo,” igualmente acompanhada de uma canção no final do conto. A quarta-feira iniciou-se com a história do 3º ano “A carochinha” que até contou com algumas personagens bem caracterizadas. E, na quinta-feira, foi a vez do 4º ano com “O macaco do rabo cortado” que provocou gargalhadas entre todos, pois as suas personagens estavam muito bem interpretadas e as canções também eram divertidas.








Para terminar esta semana deliciosa, contámos com a visita de uma equipa da Casa Museu João Soares que nos trouxe impressionantes fantoches e atividades plásticas para prepararmos a festa de anos do “Sapo Esquecido”. Ainda houve tempo para os nossos pais virem à biblioteca ouvir e participar na apresentação da história “Como fazer o retrato de um pássaro”.
Nesta semana da leitura, em que aconteceram tantas coisas, cada história deixou uma lição de vida…

   Texto: Carolina Amado, Diogo Lopes e Marisa Dionísio










sexta-feira, 4 de abril de 2014

As profissões

Ch de Chá, de Chávena e de Chocolate

Os meninos da escola de Colmeias participaram na atividade " Aprender o Ch"
Para isso três encarregados de educação vieram fazer crepes, para comer com chocolate e beber chá na chávena.